O consumer é o consumidor, a pessoa que consume seu produto ou utiliza o seu serviço. Este é um dos três perfis que eu uma pessoa pode exercer durante a jornada de compra. Os outros dois são buyer e shopper.
Qual a diferença entre eles?
O consumer é quem, efetivamente, vai consumir o bem ou serviço comprado; o buyer é quem paga pela compra; e, por fim, o shopper é quem realiza a compra, faz a escolha do produto.
Por exemplo: uma criança quer um tipo de bolacha e pede para os pais. A mãe então pede para o pai ir até o supermercado comprar uma marca específica do produto.
Neste caso, o pai está fazendo o papel de buyer, a mãe o de shopper e a criança, de consumer. Em uma jornada de compra uma pessoa pode fazer apenas um dos papéis, dois ou mesmo os três, tudo depende da categoria do produto em questão.
Por que entender isso é importante?
Porque as ações de marketing precisam ser diferentes para cada um desses perfis. Ou seja, a forma de impactar o shopper não é a mesma que deve ser usada para o buyer ou o consumer.
Até a próxima!